quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Amanhã

O que é o amanhã? Uma data no calendário e uma expectativa de um tempo criado só em nossa imaginação?
O que é o amanhã? Uma dor antecipada que nós pré-ocupa no hoje e gera receios, tremores, frios na barriga e nó no peito?
O que é o amanhã? Uma desculpa para adiar projetos, vontades, exercícios físicos, largar o cigarro, não ligar para um amigo, não afagar ou massagear os nossos próprios pés - membros esquecidos, quase renegados mas que nós sustentam, nós levam e nós mantém na posição vertical?
O que é o amanhã? É a hora, o instante de ir ao dentista, de ir ao médico, de escrever um poema, de ler o livro esquecido e empoeirado na estante?
O que é o amanhã? Uma visão, um ideal que criamos, uma paissagem jamais vista, um caminho que ainda não percorremos?
O que é o amanhã? É o tempo que nós resta para aprender a arte da sobrevivência?
O que é o amanhã meus camaradas? É uma angústia inexplicável, um instante distante e sombrio, um fantasma ou espectro maligno, por não saber como ele será?
O que é o amanhã? Uma continuação do hoje, uma consequência do agora,uma semente que só germina no instante presente?
O que é o amanhã? É o ponteiro do relógio que avisa o segundo, o minuto e a hora, que perdemos agora, esperando o surgimento do amanhã?
O que é o amanhã? É deixarmos de viver o tempo presente, como se fosse uma moeda de troca por algo que ainda nem se materializou?
O que é o amanhã? É o elemento inexistente, imaterial, policialesco que nós paralisa diante de novas possibilidades de ações ou decisões no hoje?
O que é o amanhã? É uma desculpa civilizada para justificarmos os nossos medos, intrasingências, fobias, preconceitos e contradições?
O que é o amanhã? É esta coisa que martela a mente e nós cobra providências, anotações, cautelas e prevenções?
O que é o amanhã? É o tempo de cumprir a promessa, adotar decisões, escolher roteiro de viagem - que só serão feitas bem depois do amanhã?
O que é o amanhã? É o tempo de escrever no blog, de falar com desconhecidos, de encontrar com o desconhecido, de conhecer o desconhecido?
O que é o amanhã? É o medo de chegar a hora em que se perde a posse do que se tem hoje?
Neste final do ano de 2009, alguns episódios da vida real, me incentivaram pensar no significado do amanhã. Um é o filme que mostra a trajetória da vida do Lula e o segundo fato está relacionada com a vida de um dos dois ganhadores da Mega-Sena acumulada - o jardineiro, pessoa humilde, sem antes conviver com muito dinheiro e com mais de 70 anos de vida.
A vida do Lula não foi projetada pensando no amanhã! Imagina uma criança nascida no interior do Pernambuco, de família sem posses, sem condições e oportunidades satisfatórias para estudar além do ensino técnico, do viajante do pau de arara e vivente de situações de imensa e profunda tristeza. O amanhã dessa trajetória de vida só indicava coisa pior no hoje.
Quem é profeta ou se atreve a ir HOJE e chegar em Caetés ou em outra cidadezinha do interior do nordeste e afirmar que AMANHÃ uma daquelas crianças: pequenina, barriguda e de canelas finas. Será o presidente de uma nação como é o Brasil - gigante de tamanho e de gente? Quem acerta o amanhã?
Já o jardineiro que ganhou uma fortuna será que foi o AMANHÃ quem determinou o acerto dos números? Quando ele fez o único jogo de valor mínimo - era HOJE e não o amanhã - esse foi o dia do sorteio.
O tempo presente é o real, o palpável, o que nós gera bem estar, satisfação, prazer, saber, conhecer e viver. O amanhã é nati morto.
Nesta altura do texto o leitor mais exigente e paciente para chegar até este ponto, deve estar pensando: - Então para que serve o amanhã? O amanhã é tão estéril e sem sentido que nem vale a pena chegar até lá!
O amanhã é igual a utopia. Galeano me ensinou que a utopia presta sim. Você avança um passo e ela se afasta dois adiante. Você caminha mais dois passos e a utopia se distancia ainda mais. Então a utopia tem uma função essencial porque nós faz avançar pelo caminho. Assim é o amanhã, ele nós ajuda a caminhar pela estrada da vida.
Ah... tava esquecendo de escrever algo importante que só tem relação com o amanhã. O raiar do sol é exclusividade do amanhã.

Obrigado.

http://www.youtube.com/watch?v=gAXWTLgjB2o

http://www.youtube.com/watch?v=L3eiOMQVUqs

http://www.youtube.com/watch?v=s167CtQfplA

2 comentários:

  1. Olá, Guilherme!

    Belo texto, o qual nos revela direito o lado poético desse homem de Direito.
    Aproveito para desejar-lhe um 2010 com a certeza dos "amanhãs": que o sol da justiça e da liberdade incida sobre você e família trazeno saúde e harmonizando o seu ambiente de vida.
    E que em outubro, o novo amanhã se faça: Dilma Presidente - para o bem do Brasil e dos braileiros.

    Abs.,
    Orlando.

    ResponderExcluir
  2. Caro Orlando, agradeço e também desejo-lhe um 2010 feliz e que o seu e o meu amanhã seja uma #BoaDilma para o país.

    ResponderExcluir