domingo, 8 de maio de 2011

A verdade é que faltarão ingressos para a Copa do Mundo de 2014.


          A saudável polêmica gerada pela nota técnica sobre a questão das ampliações dos aeroportos produzida por técnicos do IPEA. Revela o jeitão do “choque” de gestão petista e o modo de ser: grande mobilização das autoridades responsáveis, relatórios semanais dirigidos e entregues a presidenta Dilma, propostas de concessões e de solução. Graças a nota técnica foi possível o governo e a sociedade, se mobilizarem para avaliar a situação do sistema aeroportuário.

            O carnaval de Salvador arrasta mais de 200 mil turistas. O carnaval do Rio de Janeiro embala mais de 400 mil. Ou seja, 600 mil turistas que optam por usar o avião como meio de transporte. Antes que baianos e cariocas reclamem diante dos números apresentados. Esclareço que a quantidade total de turistas nas festas carnavalescas é estimada em 2 milhões na Bahia e 1.300 (um milhão e trezentos mil) no Rio de Janeiro.

            Nas 12 cidades onde acontecerão os jogos da Copa do Mundo - 2014, a média de ocupação dos estádios é de 63 mil lugares. Os organizadores do evento esportivo estimam que entre 500 mil a 600 mil turistas estrangeiros viajem para o Brasil para a Copa do Mundo. Na Copa do Mundo realizada na África do Sul foram pouco mais de 450 mil turistas. Ou seja, a mesma quantidade que os carnavais da Bahia e do Rio de Janeiro, atraem para o nosso país durante a festa do Rei Momo.

               O que a mídia e a sociedade vêm esquecendo-se de avaliar é se a iniciativa privada esta investindo nos setores da hotelaria, da comunicação e da qualificação dos trabalhadores, em quantidade suficientes para atender os turistas estrangeiros e os nacionais. Ou os políticos da oposição e do apocalipse, a sociedade e a FIFA, desejam que o governo federal também invista nestes setores?

                O que a mídia e os políticos de oposição ao governo da presidenta Dilma, esquecem de ressaltar é que o sistema aeroportuário brasileiro padece de um “mal” criado e deixado pelo presidente Lula. Que é a grande elevação de novos consumidores do transporte aéreo e originários das classes sociais menos privilegiadas.  Novos milhões de consumidores brasileiros, que graças ao crédito, o aumento da renda e da oferta de vagas de emprego. Podem usar o avião como meio de transporte. Fato inimaginável e criticado pela mídia, políticos de oposição e pela classe média tradicional, que observam a invasão de pessoas simples dos espaços que, até então, era reservado e restrito ao uso dessa parcela da          sociedade.

             Por que a mídia e os políticos de oposição não lançam argumentos e questionamentos sobre a concentração nas ofertas de roteiro e das poucas companhias aéreas? Ou criticam o sistema circular operacionalizado nas rotas comercial, o que exige dos aeroportos de SP e Brasília sejam sobrecarregados de passageiros?

             Enfim, a Copa do Mundo será realizada e, muito bem feita, em nosso país, no ano de 2014. Não serão problema os aeroportos para a realização do evento esportivo mundial. O que pode e vai faltar, certamente, na Copa do Mundo é lugar nos estádios.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário