quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Hoje e Amanhã.

Se por acaso ainda me faltasse razões para votar e pedir votos a Dilma, para a eleição de 2010. Só o fato de dar continuidade na maior reviravolta promovida pelo governo Lula - silenciosa, profunda, importante, não visível à maior parte da sociedade, mais tão importante para o futuro do país quanto são os programas de políticas públicas sociais e de infra-estrutura. Destaco a relevância da manutenção e do aprofundamento do rumo da atual política externa brasileira. O principal motivo que me basta para votar na mulher Dilma.
O governo que busca, de forma intensa e constante, fortalecer o MERCOSUL, aprofundar as relações entre os países do eixo Sul-Sul, a nossa atuação na África, no G4, G20 e até mesmo na nossa missão humanitária no Haiti, são exemplos reais e concretos da profunda mudança no comportamento de nosso país diante do mundo.
A relevância desta decisão de governo se traduz na ampliação da nossa soberania no caso da Amazonia, na ampliação do comércio exterior e, até mesmo, na proteção num futuro de ataques estrangeiros, em busca de nossas riquezas naturais e de nosso espaço físico. Não se iludam os que acham que a improbabilidade da hipótese ou fruto de quem sofre de surto psicótico ou adepto de teorias conspiratórias. Procuro demonstrar a seguir que não é uma coisa e nem outra. Simplesmente é o instinto de sobrevivência do ser humano que falará mais alto!
Minha análise singela, simples até, sem amparo nos fatos históricos e na evolução das teorias das relações internacionais entre os países é a seguinte: - Quando faltar pão e água na mesa da sua família. Aonde buscará suprir os meios para a sobrevivência de sua família? A resposta é: no seu vizinho!
Pois bem, quando os países mais avançados em tecnologia e no consumo de bens e produtos, tiverem escassez como, por exemplo: comida e água. Aonde estes países buscarão suprir as necessidades de sua sociedade? Resposta: no vizinho. E qual é a nossa garantia presente de que essa busca ou exploração será pacifica? Resposta: Não há garantias de que será pacifica. Nossa garantia é o fortalecimento do MERCOSUL e de nossas relações internacionais, com os países semelhantes ao nosso, nos aspectos econômicos, geográficos e de nível de desenvolvimento.
Para reafirmar a minha premissa inicial de que foi a política externa do governo Lula, a mais importante, prefiro traduzi-la nos aspectos: qualidade e quantidade dos opositores. Perceba a diferença: se no campo interno o governo enfrenta e enfrentou a oposição política para adotar o programa Bolsa Família – que assiste 12 milhões de seres humanos; oposição representanda por no máximo 1 milhão de pessoas e de algum recurso material e intelectual aderente a cópia programática. A nossa política externa enfrentou e enfrenta poderosos países e até mesmo o principal deles: os EUA – 300 milhões de habitantes e poderosos grupos econômicos e de formulação academica. Quando comparamos essas oposições de ordem política: a interna e externa. Fica cristalina a coragem do atual governo. Sem dúvida nenhuma, o governo do Lula foi mais corajoso e ousado no embate com a oposição exterior do que com a oposição interior e mais magnânimo em relação a essa!
A eventual perspectiva de mudança no rumo da política externa. Já é razão para não votar no candidato da oposição, bem como, a manutenção do sentido da atual política externa; estimula o meu ato de votar e pedir voto a Dilma, pois sei do seu compromisso de não mudar e aprofundar o modelo de atuação existente no presente.
E para manter e aprofundar a nossa política externa é preciso ter muita coragem, para enfrentar e não ceder diante dos poderosos. E a Dilma, seja no passado ou no presente, demonstrou que é possuidora da coragem necessária para o enfrentamento. Eu que desejo ver meu país continuar na posição vertical e a sociedade mais feliz. Voto Dilma.

2 comentários:

  1. Olá, Guilherme!
    Com que prazer comento o teu excelente post, dizendo que somo Dilma com todas as letras em 2010.
    Agradeço o carinho e a atenção por ME SEGUIR. Isso me dá um orgulho imenso e mais vontade ainda de falar o que eu julgo ser justo e verdadeiro. Num gesto de recíproco apreço, torno-me aqui um SEGUIDOR do seu admirável blog.
    Forte abraço.
    Orlando.

    ResponderExcluir